Blogroll

24 de novembro de 2010


Alunos de Tecnologia de Logística visitam a Foz do Brasil em Limeira
No último dia seis de novembro de 2010, a turma de Tecnologia de Logística da Faculdade Anhanguera Uniderp de Iracemápolis - EAD juntamente com professor Samuel Muller visitaram a empresa Foz do Brasil do grupo Odebrecht em Limeira. Foram recebidos pelo Coordenador Adjunto de tratamento de Água, o Senhor Eric que já faz parte do grupo há 10 anos, ficou sob a responsabilidade de ele explicar toda a parte funcional da empresa. Esta visita foi muito importante para que o pessoal conhecesse todos os processos (que não são poucos) que a água passa até chegar às residências, e a preocupação com a responsabilidade social e a sustentabilidade que a Foz do Brasil tem. Conheceram também o Gustavo supervisor e responsável pela gestão de abastecimento no período da manhã. Foi do conhecimento de todos que a cidade de Limeira foi a primeira onde a Foz iniciou suas atividades em questões de tratamento de água e esgoto. Os rios que são capitados a água pra o abastecimento da cidade são o Jaguari que nasce em MG e se junta com o Atibaia que forma o Rio Piracicaba, ele é classificado como classe 2, pois possui turbidez e cor, e o segundo rio é o Ribeirão Pinhal que nasce na divisa de  Araras e  deságua no Jaguari. A empresa tem a preocupação com a preservação do manancial, e de hora em hora um técnico faz análise de  turbidez , PH, oxigênio, além da temperatura para assim decidir de qual rio será feita a captação de  água,  três bombas  são utilizadas para a captação , com 1200 cavalos cada e  são captados 880 litros de água  por segundo. O pessoal acompanhou todo o processo de captação da água bruta, passando pelo reservatório São Lucas até chegar ao ETA onde recebe o Percloreto de alumínio (coagulante) e a pré–oxigenação, acompanharam toda esta explicação através de quadro ilustrado na parede da empresa, onde  se  encontra todas as  etapas que a água passa. Depois de toda explicação que  receberam, foram verificar  esses processos na prática, todo o processo feito a partir  do momento em que  a  água chega no ETA até  ela estar  completamente pronta para o consumo onde  ela vai para  o ETA 2. Todo este processo de tratamento leva em média quatro horas e meia, três horas para chegada da água e uma hora e meia para o tratamento dela. Com essa visita puderam vivenciar a realidade de uma empresa conscientemente responsável, mostrou que tem compromisso com a  natureza e  com a  saúde  das pessoas e  com a  qualidade  do serviço oferecido. Conheceram também todo o processo logístico desta empresa, pois não há um só setor que não trabalhe com a logística lá dentro, pois caso ocorram atrasos em um processo todos serão prejudicados.
Pra mim acrescentou muito esta visita, pois consegui ver  de  perto na  pratica  o que  estou aprendendo na  teoria  isso é  muito gratificante , e  cada dia vejo que  estou no caminho certo, na  área que  eu gosto”
Franciele Carneiro é aluna do Curso de Tecnologia de Logística da Faculdade Anhanguera Uniderp de Iracemápolis – EAD e está no 2.o semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário